domingo, 30 de março de 2014

QUEM QUER SER NEGRO NO BRASIL?


Uma médica que nos hospitais é confundida com empregada de limpeza e cresceu a ouvir "negro não presta". Um magistrado que foi o primeiro negro num tribunal superior do país em Brasília. Um doutorado a quem pedem para arrumar o carro. Uma festa popular, Iemanjá, onde o Brasil misturado parece o país da democracia racial. Breve geografia do racismo à brasileira e a pergunta: pode o Brasil eleger um Presidente negro em breve?

Em Dezembro, Ariana Reis, 32 anos, chegou ao fim de 14 anos dedicados à universidade: três de preparação para as provas de acesso, cinco do curso de Pedagogia, seis do de Medicina. No convite para a cerimónia de formatura, terminava com o seguinte: "Sou mulher, sou negra, sou da favela e hoje sou médica."



JOANA GORJÃO HENRIQUES (Texto, em São Paulo, Salvador e Brasília) e VERA MOUTINHO (Fotografia)



Porque "é difícil". Porque Ariana é a grande excepção num Brasil onde é raro encontrarem-se médicos negros nos hospitais. A "caçula" de 12 irmãos foi a primeira a ir para a universidade. Era a única mulher negra da sua turma na Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia. Em seis anos a estudar Medicina, cruzou-se com apenas duas estudantes negras de outros anos. "Nos hospitais sempre me confundem com a menina que limpa o chão. Se cai qualquer coisa: 'Você vem aqui, pega o pano, limpa.' Quantas vezes eu já ouvi isso? Muitas vezes. [Olham para mim]: 'Ah, é a enfermeira, a técnica.' Se estou sentada lá na mesa — sabem que é um médico que está ali na mesa — [perguntam]: 'É você? Ah...'" E Ariana responde: "Vou chamar a pessoa responsável por isso." Ou então mostra o distintivo na bata: "Está aqui, sou médica."

Isto acontece com pacientes brancos e negros: "Na verdade, os brancos ficam mais impressionados. Os negros me abordam mais porque não estão acostumados a ver na sua comunidade pessoas em cargos assim de mais prestígio." Ariana tenta mudar o olhar de quem a ofendeu: um negro não faz só limpezas, é possível que uma médica seja negra.

De facto, ela raramente se cruza com médicas negras — médicos ainda vai vendo, mas poucos. Cresceu a ouvir: "Negro não presta." E por isso: "Cresci dizendo: 'Meu Deus, eu sou negra e negro não presta.' Não tinha orgulho de ser negra. Meu pai era o primeiro a dizer que negro não presta, que negro faz sempre coisa ruim e que não é para ter orgulho de ser negro — ele sendo negro."

Mas o pai, pedreiro, morreu com orgulho da filha negra. Estava bastante doente, com Alzheimer, quando Ariana soube que tinha conseguido a bolsa para entrar em Medicina — cancelando assim o curso de Pedagogia que estava quase no fim. Chegou a casa, e contou: "Pai, passei em Medicina. Eu acho que ele entendeu. No outro dia faleceu. Isso é uma dor para mim. Ironia do destino, né? Filha passando em Medicina, pai falecendo no outro dia."

Apesar de tudo, quando pedia dinheiro para livros, para a escola, ele dava. "Era o maior sacrifício." Mas ele dava. Na época de aulas, tinha o costume de a esperar à noite nas paragens de autocarro, porque o bairro era perigoso e "tem que ficar olhando". "Sempre me incentivou. Sempre."

Ela cresceu a ouvir que negro não presta, mas cresceu também a dizer que queria ser médica. Aos 15 anos, estava num hospital com o sobrinho que tinha caído. Virou-se para o médico, até ali brincalhão, "dando risada", e disse: "Olha, eu estudo muito para ser médica como você.' Houve um silêncio da parte dele. Aquele que estava brincando, sorrindo, conversando com a gente se fechou. E aí, como eu falo muito baixo, [pensei] que ele não ouviu, falei mais alto: 'Olha eu estudo muito porque quero ser médica como você, como o senhor.' Aí ele virou, olhou para mim como se dissesse: 'Ponha-se no seu lugar, você não vai conseguir.' [Pausa] Saí dali arrasada. Arrasada."

Tinha levado "um balde de água fria". "Mas não desisti por isso, não." Afinal, Ariana é conhecida por ser "do contra": "Se tinha aquilo para fazer e ninguém conseguia, eu ficava, ficava, ficava até conseguir."

Tentou Medicina, antes de entrar em Pedagogia, por três vezes. Numa delas, em que "não passou", chegou a casa, à varanda de um apartamento numa favela, e "chorou, chorou, chorou", lembra a mãe, no mesmo sítio, agora numa noite de Fevereiro, já com a filha formada. E o irmão a dizer-lhe: "Você vai alcançar, vai alcançar."

O irmão não está em casa da mãe na noite em que lá vamos, mas estão algumas das irmãs, sobrinhas e sobrinhos. Os jovens sentam-se na sala, logo à entrada, agarrados aos telemóveis e a olhar para o ecrã da enorme televisão. Vê-se logo a fotografia da cerimónia de formatura de Ariana, em formato gigante: ela de bata, cabelo arranjado, maquilhada. Morro acima, vivem as irmãs, noutras casas. Foi naquela sala que ela estudou e continua a estudar Medicina, com gente a entrar e a sair. No edifício ao lado, fiéis de uma Igreja Evangélica cantam alto, batem palmas.

Quando entrou em Medicina, pagava três mil reais por mês (cerca de 920 euros) — mas tinha uma bolsa do ProUni, um programa do Ministério da Educação que paga 50% da mensalidade a alunos em instituições privadas. Quando estudou Pedagogia, fê-lo ao abrigo das cotas raciais, uma das políticas de acção afirmativa no Brasil que pretendem aumentar a percentagem de população negra nas universidades.

No segundo país com a maior população negra do mundo a seguir à Nigéria, ser negro é pertencer a uma maioria de 51% da população de 200 milhões. Mas o último Censos, de 2010, mostrava que apenas 26% dos universitários eram negros; e apenas 2,66% dos alunos que terminaram o curso de Medicina eram negros, num estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para o canal UOL. Estes números explicam-se, em parte, com a despesa da educação no Brasil: quem estuda em escolas privadas até ao fim do secundário tem mais hipóteses de entrar nas universidades públicas, as melhores.

Para conseguir pagar a universidade privada, Ariana fez uns trabalhos avulsos, como limpar a casa da irmã ou ajudar alguns colegas na faculdade. "É muito difícil. Consegui entrar na universidade porque cheguei num tempo em que meus irmãos já estavam trabalhando e puderam me ajudar também. As cotas ajudam e muito. Como é que a gente que vem da escola pública vai concorrer com esse pessoal da escola privada que não passou por greves de professores e de funcionários? É-lhes cobrado desde que nascem: 'Vocês têm que ter um nível superior.' Têm espelhos na família: médicos, engenheiros, professores. Nas famílias pobres, a maioria negras, a mãe é dona de casa, o pai é pedreiro, o pai está desempregado, o pai é bandido, o pai é ladrão."

Ela estava entre os melhores da turma, diz. Em cirurgia, foi considerada a aluna-padrão. A diferença em relação aos outros é que tudo custava muito mais: saía de casa de madrugada para não apanhar engarrafamentos e garantir que estava nas aulas a tempo e horas, fazia "ginástica" ao dinheiro porque tinha de passar um dia inteiro fora de casa, tinha de comprar livros caríssimos, alguns a "mil, dois mil reais"...

Voltamos à história do convite. Queremos saber o significado daquela frase que ela colocou no final: "Mulher já é discriminada por si só, tem salários inferiores aos dos homens, se for negra ainda pior. Da favela, o pessoal acha que é ladrão. Virei médica: isso é possível."

Para se ter uma ideia do que diz: com o mesmo nível de escolaridade, as mulheres brancas ganham 68,7% do salário dos homens brancos, enquanto os homens negros ganham metade e as mulheres negras menos ainda, 38,5% (dados retirados do estudo Igualdade Racial no Brasil: reflexões no Ano Internacional dos Afrodescendentes, 2013, IPEA).

Ariana está num hospital militar como voluntária (mas tem um salário). Quer fazer bancos em hospitais do interior para ganhar algum dinheiro e estudar para fazer a prova de cirurgia geral. "Vou cursar dois anos de cirurgia geral em hospitais e terminando os dois anos vou prestar novamente prova para fazer residência em cirurgia pediátrica durante três anos." Cirurgia porquê? "Gosto de resolver. E cirurgião resolve muito."
"O país sempre foi racializado"

Nos seis anos em que ensinou Antropologia da Saúde no curso de Medicina na Pontífice Universidade Católica (PUC), Acácio Almeida não teve um único estudante negro brasileiro. "Precisamos de fazer com que os meninos negros estejam nos cursos de Engenharia, de Medicina, de Direito", diz, no pátio interior da PUC em São Paulo, uma das universidades onde dá aulas (a outra é a Faculdade de Campinas).

As cotas raciais no Brasil já existem há mais de dez anos: a Universidade de Brasília, a primeira federal a fazê-lo, tem-nas desde 2004. Mas só em 2012 é que passaram a ser obrigatórias nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dividindo-se assim: 50% para alunos que estudaram nas escolas públicas (e que tenham baixos rendimentos) e, dentro destas, uma percentagem para negros ("pretos" e "pardos", como define o Censos) e para indígenas proporcional à do Estado onde está a instituição.

Doutorado, o primeiro na família toda a ter uma licenciatura, Acácio Almeida, 48 anos, regressa ao tempo das discussões sobre políticas de acção afirmativas antes de estas serem implementadas, algo que gerou, e continua a gerar, acesas discussões: "O argumento contra as cotas defende que vêm racializar um país que nunca foi racializado. Mentira! Esse país sempre foi racializado, as pessoas é que não tinham vergonha na cara para se perguntarem porque é que não há estudantes negros dentro de uma sala de aula. Preencher as fichas a dizer de que raça somos é essencial porque precisamos de saber quantos [negros] são, onde estão, em que lugares estão — e estão nas periferias, não estão nas universidades, estão nas piores condições de saúde."

No geral, o número de alunos no ensino superior aumentou bastante entre 2001 e 2010: 109%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, passando de 1,7 para 3,3% da população brasileira. Porém, a desigualdade persiste: 2,3% dos negros e 4,3% dos brancos estavam na universidade, de acordo com o Censos 2010.

Estes são números que se espelham nas relações raciais diárias. Já depois de ascender socialmente, Acácio Almeida foi tendo vários episódios de discriminação. Exemplos: estava parado num estacionamento à espera que o empregado lhe viesse trazer o carro. "Não estava com uniforme de quem trabalha no estacionamento, e o cara chega com um ticket para mim..." Mais exemplos: "Fui dar um curso de formação de questões raciais para funcionários da saúde na prefeitura. As pessoas começam a chegar. Vem uma mulher que se vira para mim e não teve dúvidas: 'O senhor é vigia de que unidade?'" Na defesa da sua tese, estava de fato e gravata, no prédio da universidade, e havia "um cara transportando coisas com um carrinho de mão". "Aí, ele me viu e falou: 'Ei irmão, dá uma força aí!' Isso para mim foi super-significativo. Posso ter um doutorado, mas ainda me identificam como pobre."

Na dúvida, diz sempre: "É, sim, racismo." "Porque vivemos num país racista, então prove que a sua atitude não é racista."
Transformação lenta

Se alguma vez pediram a Carlos Alberto Reis de Paula para "dar uma força aí, meu irmão" no Tribunal Superior do Trabalho (TST), não sabemos. O primeiro negro a presidir a esta instituição e o primeiro magistrado negro num tribunal superior do país em 1998 (o próprio TST) prefere que os episódios de racismo de que foi alvo durante a vida "fiquem nas brumas da história".

Encontramo-lo em finais de Janeiro, em Brasília, pouco antes de deixar de ser o presidente do TST — atingiu o limite de idade, 70 anos, em Fevereiro. No caminho até ao TST, atravessámos a esplanada dos ministérios, passámos pelos inúmeros edifícios ministeriais, vimos o Senado, andámos no meio do centro do poder. Vimos o edifício do Ministério de Relações Exteriores — que até 2010 nunca tinha tido um diplomata negro no cargo de embaixador (segundo a BBC).

E aí pensamos: com quantos colegas negros em posições idênticas à sua é que Carlos dePaula se cruza todos os dias? "Veja só: quando fui nomeado e tomei posse como ministro do Tribunal Superior do Trabalho, a 25 de Junho de 1998, eu era o primeiro ministro [magistrado] negro num tribunal superior de justiça aqui no país. Através dessa conscientização, a situação modificou. Em 2003, tivemos a nomeação do primeiro negro para o Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que hoje é presidente dessa corte maior aqui no Brasil [e o juiz do processo 'mensalão']. Temos já a presença de negros no Supremo Tribunal de Justiça, que é um facto extremamente relevante. É um processo de conscientização e é um processo pelo qual o Brasil vai-se transformando."

Isto falando do poder judiciário, porque quanto aos outros órgãos de poder "a proporção é sempre muito reduzida". "O Brasil está-se transformando mas é uma transformação lenta." Por exemplo, "se fizer uma análise da sociedade, vai notar que a presença de negros é muito reduzida nas posições de comando, das empresas privadas, das empresas públicas e da própria administração pública". E vamos descobrir também que negros e brancos continuam com salários desiguais: em 2013, os negros ganharam mais de metade (57,4%) que os brancos, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

"Se [dissesse] que o Brasil é um país em que não há discriminação, não estaria sendo fiel aos factos", comenta. "Não podemos esquecer que o Brasil foi um país de escravidão de negros que vinham de vários países de África. Essa escravidão perdurou até 1888, por quase 400 anos. Isso é uma marca na formação cultural de um povo. A própria Constituição diz que a discriminação é um crime: se prevê, é porque ocorre. Essa discriminação, através de políticas públicas, gradualmente vai-se reduzindo."

Mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), região onde nasceu, foi professor na Universidade de Brasília (UNB), onde participou no debate e introdução de cotas para alunos, uma "atitude pioneira em relação à universidade pública", diz. Porém, não existem cotas para professores negros, e a sua presença na UNB era "muito reduzida mesmo". "Dos mais de 300 professores, não havia dez professores negros", recorda o professor que se reformou em 2012.

Mas acções afirmativas existem há muito mais tempo, lembra o ministro. "A grande descoberta do Brasil foi a partir da Constituição de 1988, um marco. Estabeleceu como valor último a cidadania e universalizou os direitos em relação à cidadania." Por exemplo, "está expresso que os portadores de deficiência terão 10% das reservas em concurso público"; "que as mulheres têm de ter uma participação na vida política brasileira" e para isso a legislação "assegura determinado percentual". Mais: "Quando se cuida da estruturação da ordem económica e financeira do país, diz-se que as empresas brasileiras pequenas, constituídas apenas por brasileiros, têm de ter leis que as protegem em relação à concorrência de outras empresas maiores. Isto são modalidades de acção afirmativa."

Não há dúvida de que o Brasil precisa das cotas raciais, defende. Porquê? "O Brasil tem mais de 50% [de negros], mas isso não se retrata dentro das universidades, nem nos demais segmentos no país. Se quero buscar cidadania, tenho de dar igualdade de oportunidades a todos e para isso obrigatoriamente tenho de passar pelo ensino. A grande tese reside aí: criar oportunidade para todos concorrerem de forma igual. Para isso [as pessoas] têm que ter tido a oportunidade de se qualificar e passado obrigatoriamente pela universidade." Este não deve, porém, ser um trabalho isolado, deve ser feito em paralelo com o "aprimoramento" do ensino básico e secundário público, diz, porque tem sido "reservado àqueles que têm piores condições económicas e sociais", e "não há uma boa estrutura nas escolas, os professores não são valorizados, os recursos pedagógicos são reduzidos" e há ainda muitas desistências.

Como é que a sua experiência o levou onde está, então? Natural do interior de Minas Gerais, da cidade Pedro Leopoldo, estudou Filosofia e Teologia, fez depois "um bom curso na Faculdade de Direito". A mãe era doméstica, o pai, que se formou em Engenharia Agrónoma em 1933, foi "um exemplo maravilhoso". Era de uma família pobre — o avô era porteiro de uma secretaria de Estado e a avó era também doméstica, "praticamente não tinham recursos". "O meu pai, sempre sonhador, gostava de estudar e lutava com dificuldade."

Gradualmente, os negros têm vindo a ocupar espaços públicos na sociedade, nota. Carlos de Paula formou-se, foi professor, foi juiz e sente que "a gente passa a não sofrer a discriminação que boa parte das pessoas sofrem". Quer dizer, "no Brasil, temos uma discriminação em relação aos pobres, os pobres são discriminados, mas de forma especial os pobres que são negros e de forma especial as mulheres que são negras".
"Escravidão mental"

Aline Teles, 31 anos, aprendeu a gostar de si própria no Instituto Biko, um organismo em Salvador que promove a ascensão política e social de negros e tem vários programas, como a preparação para o vestibular (o exame de acesso à universidade).

O Biko é uma referência para muitos jovens. Ariana Reis diz mesmo que há um antes e um depois do Biko na sua vida. Para Aline Teles, estudante de humanidades e políticas da cultura na Universidade Federal da Bahia, também: antes, esticava o cabelo, usava rabo-de-cavalo, não gostava de se ver no espelho. "A gente não se aprende a gostar, a se valorizar. Só comecei a gostar do meu cabelo do jeito que ele é, a assumir ele dessa maneira, depois que passei pelo instituto, pelas aulas de Cidadania e Consciência Negra."

Aprendeu a gostar de um cabelo "crespo" e da cor da sua pele. Fez todo "um processo muito doloroso", porque "isso mexe muito com a gente". "Até você se olhar no espelho e dizer: 'Puxa, você é bonita desse jeito, seu cabelo é lindo.' E entender porquê tanta discriminação a gente sofre, de uma criança olhar para a outra e dizer: 'Não vou falar com você porque o seu cabelo não balança...'"

No Biko, Aline começou a "olhar-se" ainda a outro espelho, o dos modelos, e a ver professoras que usavam cabelos naturais ou a ouvir falar de personagens históricas que lutaram como lutou o próprio Biko, activista sul-africano contra o apartheid.

Antes de Barack Obama ter lançado a campanha "Yes, we can" já o Instituto Steve Biko proclamava "sim, nós podemos", diz Sílvio Humberto, um dos fundadores.

Sílvio Humberto define-se como classe média — a família não o é, os pais lutaram bastante para que ele estudasse em escolas privadas. Hoje é vereador na prefeitura de Salvador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). "Sou a excepção: 50 anos, doutorado, funcionário público. A regra é as pessoas negras não chegarem [a lugares de topo], independentemente da sua vontade. E você precisa de questionar por que é que não chegam."

Sentado no seu pequeno escritório em Salvador, com o retrato de Nelson Mandela atrás, Sílvio Humberto explica que essa afirmação positiva é importante porque o racismo entra de tal forma na cabeça das pessoas que se torna "uma espécie de escravidão mental".

Por isso, no Biko, há a disciplina Cidadania e Consciência Negra, onde se dão ferramentas aos alunos para enfrentarem o racismo de frente, se trabalha a auto-estima e se tenta incutir o espírito de que os sonhos dos alunos são possíveis. O instituto passa a mensagem aos estudantes: "Busque o seu sonho, o seu sonho precisa de ser a sua primeira escolha."

Foi no Biko que Ariana Reis, por exemplo, encontrou quem tivesse acreditado no seu sonho de ser médica. Encontrou também uma identidade, passou a ter "orgulho em ser quem era, em ser negra". "E consegui mudar todos à minha volta", conta. Levava os sobrinhos, a mãe para palestras. Mostrava: "Aquele dali é advogado, aquele aí é economista, aquele ali é engenheiro. Nunca tinham visto tantos negros com cargos de prestígio juntos."

Fundado em 1992 por pessoas ligadas ao movimento negro, o Biko tinha e continua a ter como objectivo aumentar o número de estudantes negros nas universidades. Em 21 anos, "cinco mil pessoas foram beneficiadas pelas acções do instituto", calcula Sílvio Humberto. "A grande conquista do instituto é colocar a universidade dentro do projecto de vida e de trabalho da população negra", diz.

Quanto às cotas, "perdemos tempo", parecemos "um cachorro atrás do rabo", quando questionamos a sua pertinência "dentro desse discurso de conservadorismo racial que defende que raça não existe": reforça-se, assim, o "mito da democracia racial que considera que o problema é social". Voz convicta: "Desigualdade racial promove desvantagem social e não o contrário." Paradoxo: "O que o mito da democracia racial vai proporcionar é essa des-racialização dos conflitos. Você chega a um ponto que acha que o problema é social — e isso até chega à cabeça dos negros. O racismo é tão complexo que não é uma questão de maioria, não são números. Essa maioria precisa de se reconhecer como maioria racializada. Enquanto achar que é uma maioria, mas não politiza o facto de ser uma maioria e não reconhece politicamente que há uma desigualdade racial, você vai achar que não há tratamento diferenciado. Somos todos iguais, mas as oportunidades que temos não são."

Talvez por isso, como conta a estudante Layane Fonseca, 26 anos, "há muitos estudantes que têm vergonha de dizer que são cotistas", como ela. O que critica: "Enfraquece toda a luta que o movimento negro teve para se constituírem as cotas."
Perversidades do racismo

Em Salvador, dia 2 de Fevereiro, é dia de culto a Iemanjá, rainha do mar, um dos orixás venerados por religiões afro-brasileiras como o candomblé.

A festa acontece em Rio Vermelho e começa de madrugada, com a peregrinação ininterrupta à capela da colónia de pescadores. São 7h, o sol já vai alto e as ruas em volta da praia estão cheias, mas nada que se compare com o que irá acontecer umas horas mais tarde: um mar de gente compacto a fazer a festa em cada canto.

Na areia, grupos de negros e brancos, brasileiros e muitos turistas esperam que os barcos levem as oferendas: espelhos, flores, bonecas, todo o tipo de objectos. Uma primeira observação: estamos em frente a um exemplo da miscigenação racial harmoniosa no Brasil. Há pessoas de todas as cores, a festa é importante para os negros, brancos também veneram Iemanjá. Mas olhamos à volta: porque é que a representação da deusa da fertilidade só é feita com figuras brancas, de cabelos lisos, tirando umas T-shirts que nos irão levar à festa Iemanjá, é Black, e que têm estampada uma mulher com caracóis?

"Ainda estamos a desconstruir o mito da democracia racial", diz a historiadora Wlamyra Albuquerque, que nos irá guiar pelas fronteiras do racismo na festa, tentando "desmontar" um mito que "aprisiona até hoje" os brasileiros. "O facto de a festa reunir pessoas diferentes não quer dizer que elas se reconheçam ou vivam como iguais. Há uma democracia no sentido de circulação em espaços como a praia, por exemplo, mas nem todas as pessoas circulam em todos os lugares sem distinção."

Passados tantos anos, o Brasil ainda está refém desse conceito sobre a especificidade das relações raciais brasileiras propagado por Gilberto Freyre nos anos 1930: a democracia racial era fruto de uma espécie de brandura da colonização e escravatura lusas. Certo, nunca existiu uma política de segregação racial no Brasil, como nos Estados Unidos e na África do Sul. Mas o país construiu-se socialmente "entendendo que brancos e negros são diferentes e ocupam lugares diferentes na estrutura social", contextualiza Wlamyra Albuquerque. "Não é preciso ter placas proibindo a entrada de negros porque isso está posto no modo como os lugares são construídos e no tipo de público que atraem. Essa subtileza, essa forma quase imperceptível de estabelecer fronteiras, é das coisas mais perversas da sociedade brasileira: cada qual sabe qual é o seu lugar."

É por essa geografia que vamos circulando com Wlamyra, então. Professora na Universidade Federal da Bahia, especialista em relações raciais e escravatura, autora de livros como O Jogo da Dissimulação e de Uma História da Cultura Afro-Brasileira, com Walter Fraga Filho, ela vai-nos mostrar a forma como a sobreposição entre condição social e condição racial se processa numa das festas mais populares da Bahia.

"Salvador é a boca por onde entraram os africanos escravizados, mas também todas as culturas africanas que recebemos e reinventámos", diz. "Então a importância de Iemanjá está no facto de a gente não deixar esquecer esse passado da forte presença dos povos africanos."

Chegam rodas de dança, festeiros, chegam mães e pais de santo, chega o candomblé, a religião popular na Bahia, para prestar homenagem a Iemanjá. Mas aqui também se pode sambar e beber, por isso multiplicam-se as feijoadas privadas onde se paga para entrar. O lado festivo faz "parte das culturas africanas reinventadas na Bahia e é uma maneira de expor publicamente a força das culturas negras nesse país", diz.

Atravessamos o mar de gente e paramos a olhar a fila imensa que se disponibilizou a esperar horas para entregar uma oferenda. Enquanto isso, Wlamyra guia-nos com as lentes da divisão racial: "A presença do povo de santo não é reprimida mas, por outro lado, há tentativas de mostrar essa festa como uma festa 'clean'. Se formos para os grandes hotéis, há banquetes e samba, encontramos várias referências das culturas negras, só que não encontramos negros. Mas é certo que [negros] estejam servindo em bandejas ou tocando para que as pessoas dancem. Isso parece um paradoxo, mas explica o modo como as relações raciais se reconstroem no Brasil: não se nega a importância das populações negras, mas isso não quer dizer que se aceite a presença dos negros, mesmo em lugares como a Bahia, em que os níveis de desigualdade sócio-raciais são muito fortes."

No momento em que falamos, passa um grupo de jovens brancas, vestidas de hospedeiras de bordo, caracterizadas para um pequeno show algures. Wlamyra comenta: "Todo o padrão de beleza continua sendo branco no Brasil. Basta olhar as campanhas publicitárias, as mocinhas das telenovelas, todas as personagens correspondem a um padrão estético marcadamente europeu. As nossas principais representantes de beleza são mulheres brancas, esguias, que deixam de fora qualquer pertencimento à condição racial negra." Como mulher, como é que Wlamyra sente isso? "Eu acho que sou linda!", ri-se. "Sinceramente, acho que há um certo desperdício dos media brasileiros, uma falta de inteligência no modo como pensam os padrões de beleza. Ficam à volta de modelos que estão em todos os lugares."

Continuamos a andar, paramos em frente a um grupo que ensaia capoeira, em tempos considerada crime, por isso o facto de estarem aqui "é uma forma de se reafirmar a população negra no espaço público" e isso "é simbolicamente dito sem ser verbalizado". Passa uma criança a vender água e sumos: não tem mais de dez anos. Wlamyra aponta: "Você não vê criança branca vendendo." E: "Note que a grande maioria dos vendedores de rua é negra, não há branco servindo na festa, todos os que servem ou nos oferecem coisas para comprar são negros", diz. "[É preciso] questionar o modo como se naturalizou a condição de subalternidade dos negros. É responsabilidade de todos, independentemente da cor da pele, de desconstruir essa naturalização."

Alguém apregoa a venda de rosas atrás de nós. "Por exemplo, uma rosa custa 12 reais. Ela tem que ser sempre molhada, cuidada. [Alguns vendedores vêm para aqui dormir dois dias antes]. É muito esforço para ganhar pouco dinheiro. Isso mostra o nível de pobreza que ainda existe."

Nascida na periferia de Salvador, Wlamyra é filha de uma dona de casa e de um militar de baixa patente e sempre estudou em escolas públicas. Até que teve um professor que a provocou a ir para a universidade numa altura em que ainda não havia cotas. Trabalhava de dia, estudava à noite. Ascendeu socialmente e mesmo assim continua a viver episódios de racismo. Recentemente, entrou num consultório médico numa área rica da cidade e teve alguém a perguntar: "A senhora tem a certeza que vai a esse prédio?"

Os rolezinhos, por exemplo, são, para ela, um exemplo de que a "melhoria da condição económica do país está deixando claro o quanto a democracia racial no Brasil é uma farsa", pois "não se trata só de ter ou não dinheiro". (Os rolezinhos provocaram polémica no final do ano passado porque grupos de jovens da periferia, alguns negros, marcavam encontros em shoppings criando o pânico entre lojistas e segurança.)

Passa um grupo de meninas vestidas de azul, cada qual com tom de pele diferente. No Brasil, o Censos divide racialmente a população em pretos e pardos (negros), amarelos, indígenas e brancos. "Uma das coisas que mais intrigam é entender como no Brasil é possível o racismo", já que há tanta mistura. "As pessoas sabem que quanto mais elas se aproximam de um modelo branco, tanto em termos de tom de pele, como de forma de cabelo ou outras características, mais elas têm a chance de escapar do racismo. Então se olhar para a festa encontra pessoas de pele negra com cabelos louros muito lisos ou que usam uma maquilhagem que disfarça o tom da sua pele. Isso só quer dizer que elas lêem essa gramática do racismo e procuram se proteger das suas formas mais perversas", diz. "A identidade é sempre relacional e a identidade racial também: se está num lugar onde as pessoas a vão reconhecer pelo tom da pele e está com alguém muito branco, provavelmente está em desvantagem em relação àquela pessoa; se está com alguém com tom de pele mais escuro, isso pode trazer desvantagem a essa pessoa."

Como se classifica Wlamyra? "Eu sou negra. Com certeza. Mas sei que é mais fácil para mim dizer isso. Sendo professora universitária, podendo circular em vários espaços e sendo dona do meu próprio discurso, podendo falar a partir do que sei como pesquisadora sobre relações raciais, isso me dá uma certa protecção e possibilidade de enfrentar o racismo."

Junto aos grandes hotéis do Rio Vermelho, há uma avenida com restaurantes e cafés. A decoração de alguns é moderna, poderia ser em Nova Iorque ou em Lisboa — e os preços também. Estão cheios de gente, o ambiente é exactamente como Wlamyra Albuquerque descreveu: quanto mais caro, mais branca é a massa de gente que lá está.
A auto-estima

A escultura Navio Negreiro é gigante, ocupa toda uma sala do Museu Afro-Brasil, em São Paulo. É para lá que nos leva Emanoel Araújo, o autor da peça, director e fundador do museu — doou mais de duas mil peças da sua colecção — numa das sessões de fotografia.

Situado num pavilhão desenhado por Oscar Niemeyer, em pleno Parque Ibirapuera, o museu nasceu com "uma provocação", diz o seu ideólogo, "não só para os brancos mas também para os negros" porque há na comunidade negra, "que é a maioria, uma falta de auto-estima".

À imagem do que o Instituto Biko faz com os seus alunos, também este museu quer sublinhar o orgulho negro. Seguimos para a sala onde se mostram diversas personalidades históricas negras importantes, porque a memória que se pretende avivar é essa: importante não foi só Pelé, foi também o geógrafo Milton Santos, o editor Francisco Paula Brito, o psiquiatra Juliano Moreira, o poeta Cruz de Sousa, o engenheiro Teodoro Sampaio, o engenheiro André Rebouças... "Há uma quantidade de negros no Brasil que esteve na academia imperial de Belas-Artes, na literatura, na engenharia, que estava em todos os ramos da existência humana brasileira", comenta. "Este museu pretende ser um espelho para essa auto-estima. O estigma da escravidão é perverso e continua, mas é preciso que as pessoas não se deixem perturbar."

Aspecto importante é este não ser um museu do negro, mas um museu que tenta ligar o Brasil a África, fundamental na construção do país, até porque a riqueza do país foi também construída pelos escravos — que, por sua vez, ajudaram ao enriquecimento das oligarquias, "a mão-de-obra foi e continua sendo negra, é ela que de certa forma ainda está na base da pirâmide e carrega o peso".

Nascido em 1940, em Santo Amaro da Purificação (Bahia), Emanoel Araújo vem de uma família de ourives. Se há energia que passa para quem o conhece, é a da confiança e auto-estima. Sentado num dos sofás dos escritórios do museu, um open space quente num Verão paulista com as mais altas temperaturas dos últimos tempos, vai-se abanando e responde à pergunta sobre se se considera, então, uma excepção. "Sou mais um brasileiro que quase deu certo."

Obviamente, o "quase" é irónico: ele é um artista plástico que recebeu diversos prémios importantes, criou dois museus (antes deste, o Museu de Arte da Bahia), foi director da Pinacoteca de São Paulo, que renovou, durante dez anos (1992-2002)... Segredo: "Trabalho e vontade, que é fundamental para alcançar o que você deseja. Isso não tem cor. E a vontade é força sua."

Obstáculos, por ser negro, existiram, sim. "Mas os obstáculos a gente tira de letra. Em todas as actividades humanas, sobretudo num país de terceiro mundo ou num país emergente, você tem que ter a paciência, a impertinência e a teimosia para poder fazer." Depois, teve a sorte de conhecer quem acreditasse nele.

O que não significa que tudo seja uma questão de vontade, como se poderia depreender das palavras de um homem que descreve o Brasil como o país ambíguo. Defensor da aplicação da lei de 2003 que obriga o ensino da História Afro-Brasileira nas escolas, Emanoel é também pró-cotas raciais, pró-políticas de acção afirmativas, mas num espírito de ir "um pouco mais adiante". Trata-se "de um lugar de direito do povo brasileiro, e o povo brasileiro é índio, é negro, é mulato, é branco, é imigrante. Para aos negros, resta sempre a questão de estar no último escalão da sociedade, porquê?" E "somos um país que ainda tem quilombola — pessoas que fugiram na época da escravidão e fizeram comunidades livres e independentes — e trabalho escravo".

Voltamos, assim, à questão da ambiguidade com uma frase que ele repete de cor: "Sempre digo que o Brasil é um país ambíguo, uma ambiguidade em que tudo pode e tudo não pode, tudo é e tudo não é. Durante muitos anos, dizia-se que o Brasil era uma democracia racial e essa democracia racial era uma espécie de benesse de um olhar branco sobre o negro, o negro que vinha e vem de todos os estigmas da escravidão." Hoje já ninguém acredita nesse mito da democracia racial, garante.

Estamos agora no núcleo da exposição onde se mostram as grandes figuras negras. Emanoel Araújo tem por cima a peça com Pelé a dar um chuto numa bola. Como lê o facto de as áreas de exportação da imagem do Brasil, o carnaval e o futebol, terem uma presença tão forte dos negros, perguntamos-lhe? "Fica restrito à exploração do corpo de um futebolista ou de uma negra com seus trajes mínimos rebolando na frente de uma câmara. Isto é ainda uma questão da imagem perversa que se tem do negro no Brasil. Porque se está limitando a uma questão simplória a presença negra no Brasil, que é o corpo."

Numa das conversas informais com Emanoel Araújo, ficou na cabeça uma frase que ele disse: "Ninguém quer ser negro no Brasil." Porque "se sofre com isso": "É um país que durante séculos instituiu diversas cores para que as pessoas se afastassem do negro. Tem moreno, moreninho, preto, pretinho, formiga, pardo... Uma infinidade de cores para que se possa escapar dessa condição racial."
Um Presidente negro?

Há um sketch do Cabaret da Raça, um espectáculo em cena há 17 anos em Salvador, que faz uma brincadeira com o que Emanoel Araújo está a referir em relação às várias tonalidades da pele. Uma actriz, mulata, diz à plateia que é morena e que deve ter um antepassado negro na família.

Márcio Meirelles, encenador e director do Bando de Teatro Olodum, conta que quando estrearam a discriminação ainda era mais flagrante: não havia anúncios com negros, não havia novelas com negros, mas uma revista que apareceu na altura, Raça, mostrava que havia um público de classe média negro que "queria se ver, queria ver a sua imagem".

Como encenador, Márcio procurou colocar a questão sobre o que é ser negro no Brasil e o espectáculo reflecte isso. Daí a ambiguidade do sketch da morena, porque essas são interrogações num país que tem "preto e pardo (misto)" como opção no Censos.

Na altura, Meirelles — que é "considerado branco no Brasil", "de classe média" e teve "toda uma formação eurocêntrica" — quis investigar a cultura africana no teatro e o porquê de o público negro ser uma percentagem mínima da plateia. Ainda antes da implementação das cotas, fizeram uma campanha: cobravam meia entrada a negros. "Era uma brincadeira, qualquer um que dissesse 'sou negro, quero pagar meia entrada', pagaria. Era uma forma também de provocar essa discussão que está no espectáculo: o que é ser negro?"

O cenário está agora um pouco diferente, há mais negros na academia e em outras áreas da sociedade, mas "não muda muito" a questão do racismo. "Existe racismo, a gente é condicionado a isso e o próprio negro é racista — a maioria do contingente policial é negro, e eles primeiro checkam se os outros negros são bandidos ou não; nos ônibus primeiro, são os negros revistados, nas lojas os empregados são negros e são eles que são primeiro discriminados. No Brasil, o racismo sempre foi negado, então é muito difícil combater uma coisa que não existe e isso torna o racismo mais perverso."

Hoje, porém, a ascensão social de classes que eram mais pobres, o consumismo e o acesso a informação estão a operar aquilo a que ele chama "uma revolução cultural no Brasil" e isso "coloca outras questões e outros problemas" como associar os negros aos pobres. "Um negro primeiro tem que provar que é rico e que não está ali para roubar. Você tem um primeiro momento em que a cor, a pele, grita mais alto que as questões sociais."

É uma questão que Sílvio Humberto também coloca: "As vezes em que fui discriminado foi porque era um negro que estava entrando num espaço que era das pessoas brancas. O racismo na Bahia não se manifesta porque as pessoas negras não estão nesses espaços. A ascensão social das pessoas negras, não individualmente mas colectivamente, começa a promover mudanças e possibilidades maiores de choques e das pessoas exteriorizarem o seu racismo." Concluindo: "É um bom teste sobre se vivemos racialmente de forma harmónica: coloque as pessoas juntas, vamos disputar o mercado de trabalho, vamos disputar as oportunidades."

Significa esta ascensão de uma classe média negra que o Brasil poderá eleger um Presidente negro em breve? "Impossível", responde Acácio Almeida em São Paulo. "Existe uma resistência muito grande." Sílvio Humberto, em Salvador, ironiza: pode ser que o Brasil eleja um Presidente antes de a Bahia ter um governador negro. "Mas dadas as condições objectivas ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte." No Museu Afro-Brasil, um artista brincou com a imagem de Obama e de Emanoel Araújo, sobrepondo-as. Ele ri-se quando lhe falamos dela e fazemos a mesma pergunta. "Obama só foi eleito porque não é afro-americano, é filho de uma mãe branca e de um pai negro. Se tivesse o estigma da escravidão, não seria eleito. Os EUA são democráticos há 250 anos, teve um apartheid, é outro país. O Brasil está a anos-luz de distância." Wlamyra Albuquerque: "Não acredito nisso. Sinceramente, acho que não se trata de ter ou não um Presidente negro, mas em que medida a questão do negro é uma questão nacional."

Muitos perguntaram, já, se algum dia Joaquim Barbosa se candidataria. O próprio respondeu que "não" várias vezes. Recentemente, porém, disse que era "preciso fazer algo para incluir os negros no mainstream da sociedade" e que "o Brasil nunca tratou a sério esse assunto". Citado pela Afropress numa conferência em Londres, dizia: a desigualdade racial é "um dos problemas-chave na política brasileira".





Fonte: Publico PT

VIOLENCIA CONTRA A MULHER: NÃO MATE O DIREITO DE SER FELIZ

Nenhuma mulher pede para ser estuprada. Nenhuma! Nenhuma mulher pede para ser agredida. Nenhuma! Nenhuma mulher merece a violência. Nenhuma! Renovemos nossas forças, ergamos alto a nossa voz, sigamos juntos pelo fim da violência e defendendo até o último minuto o direito de cada mulher desse planeta a liberdade, ao respeito e a felicidade.  (LUCIANA sANTOS)


Violência contra a Mulher: Não mate o direito de ser feliz



Por Luciana Santos,

Neste mês de março, que já está chegando ao fim, realizamos uma verdadeira maratona pelo estado de Pernambuco conversando com as pessoas, nos mais diferentes lugares e Instituições, sobre os direitos das mulheres e a necessidade imperiosa de darmos um basta à violência contra a mulher. Quase chegando ao fim do nosso roteiro de 65 atividades pela desconstrução da cultura do machismo recebo o resultado da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o estudo 58,5% dos entrevistados concordam totalmente (35,3%) ou parcialmente (23,2%) com a frase “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. O levantamento diz ainda que 65,1% concordam inteiramente (42,7%) ou parcialmente (22,4%) com a frase “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. É chocante! Em que mundo uma pessoa pode achar que outra MERECE ser estuprada por qualquer que seja a razão?!

Os números não são exatamente inesperados. Sabemos da grande carga cultural que envolve as questões que dizem respeito à mulher, mas olhar a estatística nos dói de uma maneira diferente. Essa inversão de papéis entre agredidas e agressores não pode mais ser tolerada. É preciso combater a cultura do machismo que responsabiliza a mulher pela brutalidade, pela ignorância e pela violência. Essa cultura que desrespeita a mulher em seu lar, em seu trabalho e na rua está na base de uma sociedade que não pode avançar para o caos, onde não há fraternidade, onde não solidariedade, onde não há justiça. Não é esse mundo que queremos!

É preciso que cada um de nós, homens e mulheres, dediquemos um minuto que seja do nosso dia para pensar nessa escalada da violência contra a mulher. Precisamos perguntar a nós mesmos se uma pessoa quer ou merece ser vítima de uma agressão. Pensar no horror de um estupro. Pensar na dor de uma bofetada. Pensar no que se perde em cada vida sacrificada em nome do sentimento de posse e do senso comum do “não é comigo”. Um minuto dedicado a pensar se nós, nossas mães, irmãs, esposas, companheiras, namoradas, amigas, filhas… se essas mulheres merecem a dor, a humilhação e o sofrimento pelo simples fato de reivindicarem o direito de estar viva e de conviver em sociedade.

Os números são o retrato de uma realidade muito triste e cruel. Eles confirmam que ainda há muito trabalho a ser feito, o que para mim aumenta a responsabilidade e a força para persistir na luta. A cada mente conquistada uma vida pode ser poupada. É com esse pensamento que reforço, a cada homem e cada mulher, a relevância de sua participação nessa luta. Mudar as coisas, construir um mundo de justiça e igualdade social depende de nós, de nossa força, de nossa capacidade de não desanimar diante dos desafios.

Nenhuma mulher pede para ser estuprada. Nenhuma! Nenhuma mulher pede para ser agredida. Nenhuma! Nenhuma mulher merece a violência. Nenhuma! Renovemos nossas forças, ergamos alto a nossa voz, sigamos juntos pelo fim da violência e defendendo até o último minuto o direito de cada mulher desse planeta a liberdade, ao respeito e a felicidade.


*Luciana Santos é deputada federal e vice-presidenta do PCdoB



sábado, 29 de março de 2014

A VERGONHOSA TOLERÂNCIA DO BRASILEIRO COM O ESTUPRO

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros acredita que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas"

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela que a maioria da população brasileira acredita que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e que “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.
A pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social, do Ipea, sobre a tolerância social à violência contra as mulheres, entrevistou 3.810 pessoas em todas as unidades da federação durante os meses de maio e junho de 2013, sendo que as próprias mulheres representaram 66,5% do universo de entrevistados.
O estudo é divulgado logo após a ocorrência de casos de violência contra mulheres no transporte público em São Paulo.
Na pesquisa do Ipea, os entrevistados foram questionados se concordavam ou não com frases sobre o tema. Nada menos que 65% concordaram que a mulher que usa roupa que mostra o corpo merece ser atacada — 42,7% concordaram totalmente, e 22,4%, parcialmente.
Em relação à frase “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”, 35,3% disseram estar totalmente de acordo e 23,2% afirmaram concordar parcialmente.
“Por trás da afirmação, está a noção de que os homens não conseguem controlar seus apetites sexuais; então, as mulheres, que os provocam, é que deveriam saber se comportar, e não os estupradores”, afirmam os pesquisadores no relatório do estudo.
O resultado da pesquisa é visto com preocupação pela assistente social Sonia Coelho, integrante da equipe técnica da Sempreviva Organização Feminista (SOF), que tem sede em São Paulo. Para ela, a sociedade trata como natural a violência contra a mulher, mas não poderia culpar a própria vítima em casos de estupro.
A maioria – 65% — discorda, porém, da frase “a mulher casada deve satisfazer o marido na cama, mesmo quando não tem vontade”. Os pesquisadores dizem, no entanto, que o fato de que 27% dos entrevistados concordarem ao menos parcialmente com a frase traz à tona “a delicada questão do estupro no âmbito do casamento”.
PRAGMATISMO pOLÍTICO

NO RECIFE, ATO LEMBRA DEPOSIÇÃO DE ARRAES E 50 ANOS DO GOLPE MILITAR

Então governador de Pernambuco, ele se recusou a apoiar o regime.
Cerimônia aconteceu no Instituto Miguel Arraes, na capital pernambucana. 
Fonte: G1

Crédito: Katherine Coutinho/G1
Ato no Instituto Miguel Arraes lembrou os 50 anos do golpe militar e da deposição de Arraes























As memórias do ano de 1964 marcam o advogado Ivan Rodrigues. Amigo do então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, Rodrigues estava no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, quando os militares informaram que Arraes estava deposto. O advogado compartilhou a lembrança nesta quinta (27), no ato que rememorou os 50 anos do golpe militar de 1964 e a deposição de Arraes, na sede do Instituto Miguel Arraes, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife.

O advogado recordou a grande movimentação de militares no entorno do Palácio do Campo das Princesas, localizado na Praça da República, região central da capital. Arraes se recusara a apoiar o regime declaradamente, como lhe fora exigido para permanecer no poder. “A certa altura, aproxima-se pelo terraço dos fundos o coronel Dutra de Castilho. Doutor Arraes desce do primeiro andar e vai ao encontro do coronel, no limite do terraço”, recorda.

Coube ao coronel informar ao governador que ele estava deposto. O respeito do militar a Arraes é algo que Rodrigues carrega na memória, assim como a resposta dada pelo governador ao ser deposto. “Arraes respondeu: ‘O senhor não tem autoridade para me depor. Sou governador do estado, eleito pelo povo de Pernambuco e somente ele pode me depor. Ou então, o senhor quis dizer que estou preso e isso o senhor pode fazer pela força’”, conta o advogado.

Entre os momentos da deposição que também marcam Rodrigues está a despedida de Arraes, após ser informado que somente a família poderia permanecer no Palácio. O governador ficou na frente do elevador do primeiro andar, fazendo questão de cumprimentar e se despedir de todos os funcionários e amigos.

Contexto político

A baixa adesão popular à reedição da Marcha da Família, este ano, é um sinal de que, hoje, as pessoas não mais aprovam a ideia do regime e começam a ter uma visão crítica sobre ele, aponta o presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho, que também participou da cerimônia desta quinta-feira (27). “O golpe de 1º de abril de 1964 precisa ser entendido como um episódio da Guerra Fria. Não foi um fato isolado”, destaca.

Tendo participado da luta armada contra o regime, a militante Amparo Araújo, ex-presidente do Movimento Tortura Nunca Mais em Pernambuco, ressalta que lembrar os fatos de 1964 não é uma comemoração, mas sim um ato para preservar a memória. “Um país que não tem memória não tem futuro. É preciso que nossos netos assumam as bandeiras de defesa do nosso país”, aponta, destacando que espaços como o Instituto auxiliam para que as violações de direitos não sejam esquecidas.

A importância do trabalho da sociedade civil na luta por seus direitos, pela memória, é essencial para a construção da democracia, defende o coordenador do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Rodrigo Dedodato. “Nesse 1º de abril de 1964, dois jovens foram assassinados aqui no Recife, Jonas José e Ivan Albuquerque, onde hoje fica a Avenida Dantas Barreto. Há uma marca de memória exatamente naquele lugar. Isso é importante ser lembrado, pois esses jovens foram os primeiros mortos pela ditadura militar de 1964”, afirma Deodato, citando ainda as famílias que até hoje não tem respostas sobre o paradeiro de filhos e parentes.

Memórias de família

Neto de Miguel Arraes e diretor do Instituto, o escritor Antônio Campos relembrou os momentos que marcaram a família, como o casamento da mãe, ocorrido em uma capela militar cercada por soldados. Arraes já estava preso e foi levado escoltado pelo Exército.

“Naquele dia, dizem que só quem não chorou, infelizmente, foi o capelão. Logo depois, ele foi a Dom Hélder Câmara e disse: ‘Dom Hélder, incrível, celebrei o casamento da filha da Arraes e só não chorou acho que eu’.

 [...] Dom Hélder disse: ‘oh, meu filho, que pena que você não chorou. O Cristo nos ensinou que devemos chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram”, conta Campos.

SELFIES, VOCÊ GOSTA?


Tendência crescente de tirar SELFIES (fotos de sí mesmos) com celulares pode estar ligada a problemas de saúde mental que incidem sobre a obsessão de uma pessoa com a aparência.


Segundo o psiquiatra Dr. David Veal: "Desde a ascensão dos telefones com câmera, dois em cada três pacientes que vêm para me ver com Transtorno Dismórfico Corporal têm uma compulsão para repetidamente tirar e postar selfies em sites de mídia social".

"A terapia cognitivo-comportamental é usada para ajudar o paciente a reconhecer as razões para o seu comportamento compulsivo, e então para aprender a moderá-lo", ele disse ao Sunday Mirror.

Um adolescente britânico tentou cometer suicídio depois que ele não conseguiu tirar o selfie perfeito. Danny Bowman ficou tão obcecado em capturar a foto perfeita, que ele passou 10 horas por dia tirando até 200 selfies. O garoto de 19 anos perdeu quase 30 quilos, abandonou a escola e não saiu de casa por seis meses em sua busca para obter a imagem certa. Ele tirava 10 fotos imediatamente depois de acordar. Frustrado em suas tentativas de tirar aquela imagem que ele queria, Bowman eventualmente tentou tirar a própria vida por uma overdose, mas foi salvo por sua mãe.
"Eu estava constantemente em busca de tirar a selfie perfeita e quando eu percebi que eu não podia, eu queria morrer. Perdi meus amigos, minha educação, minha saúde e quase a minha vida", ele disse ao jornal The Mirror.


Danny Bowman
Se acredita que o adolescente seja o primeiro viciado em selfie do Reino Unido e recebeu terapia para tratar seu vício em tecnologia, bem como Transtorno Dismórfico Corporal e TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).

Parte de seu tratamento no Hospital Maudsley, em Londres, incluiu tirar seu iPhone em intervalos de 10 minutos, que aumentou para 30 minutos e depois de uma hora.

"Era insuportável no início, mas eu sabia que eu tinha que fazer isso se eu quisesse continuar a viver", ele disse ao Sunday Mirror.

Funcionários da saúde pública no Reino Unido anunciou que a dependência de mídias sociais como o Facebook eo Twitter é uma doença e mais de 100 pacientes procuram tratamento a cada ano.

"Selfies freqüentemente provocam percepções de auto-indulgência ou dependência social em busca de atenção que eleva o espectro "* Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" de qualquer narcisismo ou muito baixa auto-estima ", disse Pamela Rutledge em Psychology Today (* No original em inglês: "damned-if-you-do and damned-if-you-don't spectre").

O grande problema com a ascensão do narcisismo digital é que ele coloca uma enorme pressão sobre as pessoas para atingir metas inviáveis, sem torná-las mais desejosas para atingí-las. Querendo ser Beyonce, Jay-Z ou um(a) modelo já é difícil o suficiente, mas quando você não está preparado para trabalhar duro para alcançar, é melhor você reduzir suas aspirações. Poucas coisas são mais auto-destrutivas do que uma combinação de alta expectativa e uma ética de trabalho preguiçoso. Em última análise, as manifestações on-line de narcisismo podem ser pouco mais do que uma estratégia de auto-apresentação para compensar uma auto-estima muito baixa e frágil. No entanto, quando esses esforços são reforçados e recompensados ​​por outros, eles perpetuam a distorção da realidade e consolidam delírios narcisistas.

O vício em selfies também alarmou os profissionais de saúde na Tailândia. "Prestar muita atenção em fotos publicadas, controlar quem vê, quem gosta ou comenta suas fotos, na esperança de atingir o maior número de curtidas é um sintoma de que os 'selfies' estão causando problemas", disse Panpimol Wipulakorn, do Departamento de Saúde Mental da Tailândia.

O médico acreditava que os comportamentos podem gerar problemas cerebrais no futuro, especialmente aqueles relacionados à falta de confiança.

A palavra "selfie" foi eleita a "Palavra do Ano de 2013" pelo Dicionário de Inglês Oxford. Ela é definido como "uma fotografia que alguém tira de si mesmo, tipicamente com um smartphone ou webcam e enviados para um site de mídia social".

Abaixo os 17 piores tipos de selfies:

1. A Selfie na academia (porque fazer checkin não é o suficiente.)
http://img11.hostingpics.net/pics/60758413853792446292123568551174568346n.jpg 



img_0438  

2. A Selfie com bichinhos (se você quer postar uma foto de seus animal, poste uma foto de seu animal)
rihanna
A menos que isto aconteça, então está tudo bem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLlG2-I4PmJAhxmkXz7KpbIfWBiRkxeyLJN1EDjp2r-LduaxYSt-XGokgPdJT3mkqGwkFZiVkS5cJmjGM0c4pMxeXnhCKKDS-St5Kl81r7cMGE2DwRb0tbegEpnq4GK_u4S7W4WHriBM0/s400/Screenshot_18.jpg

3. O Selfie no Carro, ou Selfie do Cinto de Segurança (você literalmente entrou no carro e pensou, “Eu pareço ótima hoje, melhor então mostrar para todo mundo antes de sair.”)
http://media-cache-ak0.pinimg.com/236x/50/dd/a8/50dda8890b5c4d73bebd3aad180cb130.jpg

car-selfie
Se você combinar a Selfie do cinto de segurança com a amada Selfie sem camisa como este nada atraente rapaz abaixo, então você é rei do selfie.
img_0440

4. A Selfie Borrada (Porque?)
http://layoniejae.files.wordpress.com/2013/09/20130913-210058.jpg?w=558

5. A Selfie "Acabei de acordar"
http://imanila.ph/wp-content/uploads/2013/11/justwokeup-297x300.jpgSim claro, você acabou de acordar...

6. Ou ainda pior, o Selfie Fingindo Estar Dormindo. (Nós sabemos que você não está dormindo, idiota, você tirou esta maldita foto!)
edit-2

7.  Selfie Adicione uma Criança (Pontos extras para a cicatriz de cesariana.)
http://sadventurez.files.wordpress.com/2012/01/403760443.jpg?w=290

8. A Selfie no Hospital (Uma jóia rara. Quanto mais tubos você tiver ligados a você melhor.)
130308_justinbieber

9. Selfie "Estou drogado(a)"(Este abaixo também se qualifica para o Selfie Olhe o Meu Novo Penteado.)
http://www.concours2likes.com/wp-content/uploads/2014/02/2.jpg

10. A Selfie Biquinho ou Cara de Pato (Olhe garotas, isto não as deixa mais bonitas, apenas faz com quem pareçam estúpidas e desesperadas. Se isto é o que querem, continuem assim.)
duck-lips
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjw7Let8Evau_dVwrTh_rfwHaIzut7nJ2HhCc-C71bGwccKG2BfAkoRr4KlDckytnYXV7Zgu1scgaM4zwqtcD78267kfcukZaQrfTYQflJRoq9_rtSC3LSxRLftdNM0UHQqpBpKcMcEhfI/s1600/caradepato.jpg

11. A Selfie Barriga Grávida (Envie isto para sua família e amigos, mas não para toda a internet.)
http://media1.onsugar.com/files/2012/12/52/0/192/1922398/ecb6f29e68220004_je.xlarge/i/Jessica-Simpson-Pregnant-Bikini-Pictures.jpg
E sim, esta é uma Selfie Barriga Grávida com a Selfie Biquinho, é o unicórnio das yes, that’s a pregnant belly duck face selfie. É o unicórnio das selfies horrorosas.

12. A Selfie "Eu sou uma Gigantesca "The “I’m a Gigantic Prostituta"
mirror-girls-291
Linda capa de celular aliás.

13. A Selfie "Eu tenho Dinheiro Suficiente para Voar em um Avião”  (e eu possuo fones de ouvido.)
http://www.publimetro.com.mx/_internal/gxml!0/2qijkhn0ctpwx8acoz5fxkpvtmr4nbh$k3h6j4ffgac1bjnl0o0istl9algmml1/img-0439.jpeg

14. A Selfie 3D. (É preciso muito talento... e classe.)
http://www.publimetro.com.mx/_internal/gxml!0/2qijkhn0ctpwx8acoz5fxkpvtmr4nbh$amhb93gghj0agagjxmb65card92gdgc/mirror-girls-93.jpeg

15. A Selfie "Diz Algo que Não Tem Nada A Ver com Nada (Você tem uma grande noite? Wow!)
screen-shot-2013-10-30-at-2-41-29-pm

16. A Selfie "Eu Vivo em Uma Imundície" (Todos nós fazemos bagunça, mas se você vai postar sua casa na internet, arrume sua droga de quarto!)
selfie 

17.  Última moda (link): Selfie da Fita Durex na Cara
http://gfx.aftonbladet-cdn.se/image/18583110/411/normal/3dfea88e1b50d/MAIN_SELLOTAPE.JPG


Fontes: 
Selfies Linked to Narcissism, Addiction and Mental Illness
Mirror: Selfie addict took TWO HUNDRED a day - and tried to kill himself when he couldn't take perfect photo
Daily Hiit: The selfie addiction: top 16 worst types of selfies
Dismorfofobia – A Estranha Doença que Mata Jovens

Read more: http://www.anovaordemmundial.com/2014/03/selfies-ligadas-ao-narcisismo-vicio-e-disturbios-mentais.html#ixzz2xO0ce0ZC

BREVE REFLEXÃO SOBRE MULHERES NEGRAS GORDAS E SEUS ESTEREÓTIPOS



Por Jarid Arraes,


Ainda há muito para ser debatido e pesquisado sobre a relação entre as questões raciais e as de gênero. Entre as mulheres negras, há diversas especificidades sociais que variam de acordo com certos fatores, tais como orientação sexual, classe, religião, regionalidade e aparência física. Por isso, embora as mulheres negras sofram com uma série de estereótipos raciais e sexuais, elas têm experiências diferentes umas das outras de acordo com suas características.

As mulheres negras que são gordas, por exemplo, são vistas pela sociedade de um modo bastante específico. Na indústria do entretenimento há diversas personagens que exemplificam os estereótipos das negras gordas: desde filmes de drama até comédias americanas exageradas, é possível identificar uma frequente representação negativa. “Preciosa”, “Norbit”, “E o Vento Levou”, “Vovó…Zona” e até mesmo “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” são alguns exemplos de produções que apresentam mulheres gordas e negras como pessoas de caráter duvidoso, compulsivas, descontroladas e inconvenientes, ou frequentemente reduzidas a papéis como cozinheira e empregada doméstica para desempenhar a função de serva.


(Imagem: Reprodução)



Essa percepção limitada e negativa a respeito dessas mulheres não se encontra exclusivamente na ficção, mas faz parte da realidade de muitas pessoas que precisam lidar diariamente com as facetas do racismo. Por se tratarem de valores muito naturalizados e pouco questionados, associar determinadas características a esse grupo de mulheres é tão comum que, de tanto se repetir, vira quase um axioma. É por isso que muitas gordas negras relatam experiências de violência física e psicológica, tanto na infância quanto na idade adulta.

Há muitos paradigmas para a mulher gorda negra: ela costuma ser vista como mais velha do que realmente é, pouco cuidadosa, sem higiene pessoal, ignorante e sem educação, além dos diversos episódios de ridicularização por causa de sua aparência física. Essa representação tem grande influência na percepção da sociedade com relação a essas mulheres e ocasiona em exclusão social, levantando barreiras para que consigam um trabalho ou mesmo frequentar ambientes diversos em liberdade. Os prejuízos psíquicos em ser considerada “nojenta” são imensuráveis; é quase impossível levar uma vida produtiva e feliz quando se sofre discriminação constante, a internalização desses preconceitos gera uma percepção de si extremamente negativa e distorcida.

É interessante que, embora a “obesidade” tenha sido afirmada como um “problema” generalizado nos Estados Unidos nos últimos anos, a população que compõe a maior parte das pessoas obesas são, ironicamente, as mulheres negras. É fato que o sofrimento causado pelo racismo pode resultar em transtornos alimentares, ansiedade e outros tipos de comportamentos que ocasionam em aumento de peso. Na verdade, uma pesquisa científica na Universidade de Boston indica que as mulheres negras são muito mais propensas a obesidade quando são vítimas constantes do racismo. Segundo os dados levantados, a exposição contínua ao racismo pode desregular as funções neuroendócrinas do corpo, o que influencia o acúmulo de gordura. Embora seja somente uma pesquisa e o assunto não possa ser limitado sob essa perspectiva, é importante refletir sobre o ciclo vicioso que muitas vezes se instala.

É importante salientar que não há nada de errado em ser gorda e isso é algo que diz respeito somente à própria mulher, seja ela negra ou não. Mulheres de outras etnias também sofrem com o preconceito e ridicularização contra pessoas gordas, não obstante um recorte de raça torna possível identificar os mecanismos pelos quais o racismo continua agindo em nossa sociedade, apontando as diferenças e similaridades entre cada grupo. As especificidades das questões raciais relacionadas a gênero precisam ser debatidas e estudadas com mais seriedade.

The post Uma breve reflexão sobre mulheres negras gordas e seus estereótipos appeared first on Questão de Genero.